Portfolio
Aula 2 (23-09-10)
Citação: “promover, provocar, emancipar” ad Rui Graça
Reflexão: considerei um melhor exercício procurar uma interpretação própria do trinómio recorrido do que adivinhar a intencionalidade do...
Aula 3 (27-09-10)
Tópico 1 – saúde e papel do professor na promoção da saúde
Tarefa – definir conceito de “saúde”
Saúde (raciocínio):
Ø Não é um estado fixo, é uma procura
Ø Um...
Aula 4 (30-09-10)
Actividade Teatral – Pavilhão de Ginástica-Rítmica
Reflexão genérica
Pela análise global da actividade teatral, foi possível concluir que o tema mais evocado foi a obesidade e as...
Aula 5 (04-10-10)
História 10 “Menino Gordo, Menino Magro”
Observação: Menino gordo segue um programa para adequar hábitos alimentares e exercício físico, de forma a ter um estilo de vida saudável.
Tema:...
Aula 6 (07-10-10)
Trabalho de Grupo: (Grupos de 10 – 7 Grupos)
Tomar nota do texto.
Leitura do filme a partir da teoria.
Imaginar uma aula de E.F. com os conteúdos do prof. Salomão (aula 5) e adaptar à teoria...
Aula 7 (11-10-10)
Nesta aula foi gerado um debate em torno dos fundamentos que caracterizam as teorias, com recurso a uma aplicação desses pressupostos em situações especificas, práticas e...
Aula 8 (14-10-10)
Apresentação das teorias trabalhadas por cada grupo.
1. Behaviorismo
2. Psicologia do Desenvolvimento - Piaget
3. Construtivismo Sócio-histórico - Vygotski
4. Psicologia da...
Aula 9 (18-10-10)
Visionamento do filme "Quanto vale ou é por quilo"
Questão Primária: propriedade do esscravo; escravo conficado, questão étnica, punição por desacato
Máscara de ferro de flandres: utensilio...
Aula 10 (21-10-10)
Continuação do visionamento do filme “Quanto vale ou é por Quilo”
Discussão das conclusões do filme em grupo, à luz das teorias.
Análise do...
Aula 12 (28-10-11)
Debate e confronto de teorias
Behaviorismo:
Criticas:
O homem tem capacidade reflexiva, isto é, tem capacidade para agir sobre si e alterar comportamentos face a uma mesma situação. Não...
Aula 14 (04-11-10)
"Nós pensamos ou somos pensados por alguém?"
Tarefa : Em grupo
Pensar em 3/4 questões transversais ao debate/filme/estudo
Pensar na pergunta e na resposta
Preparar apresentação em power point...
Aula 17 (15-11-10)
Relato da experiência pessoal do professor Jeremy Yeats (EUA) - modern Physical Education
Educação como uma parte integrante da expressão motora.
Expressão motora multifacetada e adaptada ao...
Aula 18 (18-11-10)
Actividade Física - o que é? - em que diferencia da prática desportiva?
Definição de Desporto - debate
Actividade Física, define-se como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos...
Aula 20 (25-11-10)
O desporto e o desenvolvimento positivo dos jovens
Demonstração de estudos com jovens adolescentes subjacentes à temática previamente enunciada
Ensino da responsabilidade pessoal e...
Aula 21 (29-11-10)
Continuação da temática - desenvolvimento positivo.
Actividade de conhecimento interpessoal.
Práticas promissoras de desenvolvimento positivo:
Participação + resolução de ...
Aula 22 (02-12-10)
Mobilização de recursos para a mudança. - Discussão
Idealização de estratégias para aumentar a actividade física dos alunos.
Nota: Antonovsky (pesquisar bibliografia e biografia)
Aaron...
Aula 23 (06-12-10)
Sobredotação - caracterização; evolução conceptual; problemas; estratégias; soluções
"It's not that i'm so smart, it's just that i stay with problems longer" Albert Einstein
Evolução...
Aula 24 (08-12-10)
Escola Inclusiva;
Necessidades Educativas Especiais (NEE).
Alunos com NEE - identificar casos não identificados...
Aula 25 (13-12-10)
Apresentação dos trabalhos de grupo.
Nota: Reflectir e aprofundar a característica "comunicação interpessoal" - professor reflexivo
Comportamentos típicos
1. Atitude Passiva
...
Aula 26 (16-12-10)
Professor como criador de condições para aprender
Trabalhar ao nível do conhecimento interpessoal, definição de...
Itens: 1 - 26 de 26