Portfolio

Aula 1 (20-09-10)

Ø Ø  Apresentação da disciplina. Ø         Exposição de tarefas a desenvolver nas aulas...

Aula 2 (23-09-10)

Citação: “promover, provocar, emancipar” ad Rui Graça   Reflexão: considerei um melhor exercício procurar uma interpretação própria do trinómio recorrido do que adivinhar a intencionalidade do...

Aula 3 (27-09-10)

  Tópico 1 – saúde e papel do professor na promoção da saúde   Tarefa – definir conceito de “saúde”   Saúde (raciocínio): Ø  Não é um estado fixo, é uma procura Ø  Um...

Aula 4 (30-09-10)

  Actividade Teatral – Pavilhão de Ginástica-Rítmica   Reflexão genérica Pela análise global da actividade teatral, foi possível concluir que o tema mais evocado foi a obesidade e as...

Aula 5 (04-10-10)

  História 10 “Menino Gordo, Menino Magro”   Observação: Menino gordo segue um programa para adequar hábitos alimentares e exercício físico, de forma a ter um estilo de vida saudável. Tema:...

Aula 6 (07-10-10)

Trabalho de Grupo: (Grupos de 10 – 7 Grupos) Tomar nota do texto. Leitura do filme a partir da teoria. Imaginar uma aula de E.F. com os conteúdos do prof. Salomão (aula 5) e adaptar à teoria...

Aula 7 (11-10-10)

Nesta aula foi gerado um debate em torno dos fundamentos que caracterizam as teorias, com recurso a uma aplicação desses pressupostos em situações especificas, práticas e...

Aula 8 (14-10-10)

Apresentação das teorias trabalhadas por cada grupo. 1. Behaviorismo 2. Psicologia do Desenvolvimento - Piaget 3. Construtivismo Sócio-histórico - Vygotski 4. Psicologia da...

Aula 9 (18-10-10)

Visionamento do filme "Quanto vale ou é por quilo" Questão Primária: propriedade do esscravo; escravo conficado, questão étnica, punição por desacato Máscara de ferro de flandres: utensilio...

Aula 10 (21-10-10)

Continuação do visionamento do filme “Quanto vale ou é por Quilo” Discussão das conclusões do filme em grupo, à luz das teorias.   Análise do...

Aula 11 (25-11-10)

Não houve aula.

Aula 12 (28-10-11)

Debate e confronto de teorias   Behaviorismo: Criticas: O homem tem capacidade reflexiva, isto é, tem capacidade para agir sobre si e alterar comportamentos face a uma mesma situação. Não...

Aula 14 (04-11-10)

"Nós pensamos ou somos pensados por alguém?"   Tarefa : Em grupo Pensar em 3/4 questões transversais ao debate/filme/estudo Pensar na pergunta e na resposta Preparar apresentação em power point...

Aula 15 (08-11-10)

Componente prática     - 12 valores - portefólio (6 valores)    ...

Aula 16 (11-11-10)

Mini-teste escrito.   Miniteste_-_11.11.2010-1.pdf (4,8 kB)

Aula 17 (15-11-10)

Relato da experiência pessoal do professor Jeremy Yeats (EUA) - modern Physical Education Educação como uma parte integrante da expressão motora. Expressão motora multifacetada e adaptada ao...

Aula 18 (18-11-10)

Actividade Física - o que é? - em que diferencia da prática desportiva? Definição de Desporto - debate   Actividade Física, define-se como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos...

Aula 19 (22-11-10)

Não houve aula - Auditório indisponível

Aula 20 (25-11-10)

O desporto e o desenvolvimento positivo dos jovens Demonstração de estudos com jovens adolescentes subjacentes à temática previamente enunciada Ensino da responsabilidade pessoal e...

Aula 21 (29-11-10)

Continuação da temática - desenvolvimento positivo. Actividade de conhecimento interpessoal.   Práticas promissoras de desenvolvimento positivo: Participação + resolução de ...

Aula 22 (02-12-10)

Mobilização de recursos para a mudança. - Discussão Idealização de estratégias para aumentar a actividade física dos alunos.   Nota: Antonovsky (pesquisar bibliografia e biografia) Aaron...

Aula 23 (06-12-10)

Sobredotação - caracterização; evolução conceptual; problemas; estratégias; soluções   "It's not that i'm so smart, it's just that i stay with problems longer" Albert Einstein   Evolução...

Aula 24 (08-12-10)

Escola Inclusiva; Necessidades Educativas Especiais (NEE).   Alunos com NEE - identificar casos não identificados...

Aula 25 (13-12-10)

Apresentação dos trabalhos de grupo.   Nota: Reflectir e aprofundar a característica "comunicação interpessoal" - professor reflexivo   Comportamentos típicos 1. Atitude Passiva ...

Aula 26 (16-12-10)

Professor como criador de condições para aprender Trabalhar ao nível do conhecimento interpessoal, definição de...
Itens: 1 - 26 de 26